Você sabe o que é cadência de passos na corrida?

Cadência de passos ou frequência da passada é a quantidade de vezes que os pés encostam no chão durante a corrida. Esse número é calculado usando a referência de minutos (PPM - Passos Por Minuto), sendo muito similar ao RPM (rotação por minuto) que é uma das informações muito utilizadas no ciclismo.

Qual a importância da cadência de passos durante os treinos?

Ter o conhecimento que quantos passos estão sendo dados durante os treinos de corrida é importante para ter em primeiro momento uma análise da biomecânica do movimento. Comparando dois corredores de perfil similares que correm o mesmo ritmo de 12km/h (5’00min/km). O indivíduo X possui uma frequência de passos de 180 por minuto onde o corredor Y realizar 150 passos por minutos. 

O primeiro corredor mesmo por realizar maiores movimentos com os membros inferiores e ter contato mais rápido com o solo, consegue assim gerar uma economia de energia. Isso pelo motivo de que todo o seu corpo está acompanhando o seu movimento e o deslocamento está sendo curto, porém sendo concentrando totalmente para frente.

O segundo acaba por gerar um desgaste muito maior por realizar menos contatos com o chão. Isso é devido pelo motivo de que para manter essa velocidade acaba sendo necessário realizar uma grande amplitude horizontal - ou em outras palavras: saltitar muito. Essa frequência baixa gera uma aumento do impacto nos membros inferiores, podendo levar a futuras lesões, como a fratura por estresses tibial ou a “canelite”.


Como aferir a frequência da passada?

Atualmente todos os relógios com GPS também apresentam um acelerômetro que através do movimento dos braços (que são sincronizados com as pernas) registram esse número e informam em tempo real.

Há também uma forma de saber a cadência utilizando um relógio comum, sendo que é necessário contar por 1 minuto a quantidade de passos dados com uma das pernas. Ao final é necessário multiplicar por 2 para ter o resultado.

Por exemplo: 80 passos com a perna direita em 1 minuto, será igual a uma cadência de 160. 

Qual é a melhor cadência para um corredor de rua?

Não existe um número mágico para isso, porém é comum ver em corredores mais experientes e rápidos a frequência de passos de 180 por minuto. O que também é relativo, pois o que também irá determinar isso será a velocidade atual da corrida. Busque achar uma cadência que seja confortável para você ou converse com seu treinador. Entretanto a própria percepção pós exercício será a melhor maneira para concluir se é necessário realizar ajustes da técnica, pois as dores nunca são bem vindas. 

 

Autoria: Victor Rocha e Murilo Klein (CREF 014939-G/PR)

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