Você conhece o AEJ?

Vem ganhando notoriedade essa simples sigla AEJ que significa Aeróbico em Jejum ou Aeróbio em Jejum. Um método de treinamento aeróbio, muito utilizado no mundo “fitness” por celebridades e blogueiras.

Mas e aí o que é Aeróbio em Jejum?

Basicamente você realizaria uma atividade aeróbia, corrida, bike ou elíptico mantendo uma intensidade moderada, após um jejum de 6-8 horas.

Durante nosso sono fazemos um tipo de jejum forçado, a falta de ingestão de açúcares faz com que o os níveis de glicose sanguínea estejam muito baixos ao acordar. Dessa forma o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia primária.

Porém não é tão simples assim, alguns fatores adjacentes impedem que esse método seja assim tão mágico.

Nosso corpo precisa manter os níveis de glicose sanguínea mais altos, afinal de contas é uma reserva de energia rápida. Passa-se a produzir um hormônio chamado glucagon, que quebra o glicogênio do fígado para produzir mais glicose. Nesse meio tempo o corpo aumenta a produção também de outros hormônios, entre eles o cortisol. Esse irá quebrar moléculas de proteínas para aumentar a disponibilidade de aminoácidos para a formação de novas moléculas de glicose. Ou seja, ninguém quer quebrar moléculas de proteína quer seja num processo de emagrecimento ou de ganho de massa magra.

Nosso metabolismo realmente regressa cerca de 20% após um jejum de 8h, e dessa forma utiliza mais gordura como substrato energético. Porém esse tipo de comportamento pode gerar um estado hipoglicêmico que é realmente prejudicial ao treinamentopois causa tontura, enjoos, náuseas, dor de cabeça e pode até levar a um desmaio.

O Fator intensidade também deve ser pensado, a atividade aeróbia deve ser realizada numa intensidade próxima a 50-60%, o que pra alguma pessoas pode não passar de uma caminhada.

 

Por isso tem que se pensar.  Vale a pena eu fazer um exercício com resultados tão contundentes?

Será que a tentativa de “queimar” gordura não pode acabar me custado até massa magra?

 

Um abraço e até a próxima

Prof. Lucas Mura

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.