Treino intervalado: pra quê e pra quem?

Segundo, Astrand e Christensen, 1960, a realização de exercícios intervalados reduz a fadiga e aumenta o trabalho muscular realizado. Significa que quando realizamos o famoso treino de tiro nosso corpo “se adapta” de forma melhor ao exercício. Essa adaptação é resultado direto da intensidade e duração do estímulo de trabalho e também dos intervalos. As questões metabólicas mostram uma melhora significativa quanto maiores forem a duração do período de esforço e o período de recuperação for menor, sempre lembrando que a intensidade é quem manda nessa história de tiroteio.

O intervalo também varia e afeta o resultado do treino. Basicamente trabalhamos com dois tipos de intervalos, ativo e passivo. Intervalo ativo, pode ser caminhando, trotando ou até correndo em uma intensidade muito baixa. O intervalo passivo caracteriza-se pelo indivíduo permanecer parado ou o mais parado possível.

A diferença dos intervalos vai influenciar diretamente na intensidade da frequência cardíaca do atleta para voltar para o próximo tiro.

Agora vamos raciocinar.

Se você adiciona na sua dieta de treinos, treinos do tipo intervalados, que variam em distância e tempo de recuperação ou até mesmo se essa recuperação será passiva ou ativa, isso irá gerar no seu organismo, ou seja, no seu corpo, uma adaptação muito melhor e mais rápida do que se você simplesmente ficasse rodando dia sim dia não numa intensidade moderada/baixa.

Pra fechar, toda a vez que aparecer na sua planilha treinos de tiro, intervalados, SORRIA, você está evoluindo mais rápido.

Um abraço até a próxima, bons treinos.

Professor Lucas Mura

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