Treinando Corrida: Objetivos, Equilíbrio e Prioridades

Na corrida muitas coisas são essenciais para que tenhamos um bom desempenho. Podemos listar várias aqui de imediato: a planilha com o seu treino organizado e planejado pelo seu treinador; fortalecimento muscular, não basta correr tem que deixar essa “máquina” preparada para se mover de forma mais eficiente;  a alimentação, sabemos que temos que ter uma alimentação adequada para os treinos, não exagerar nas guloseimas, saber os momentos corretos de comer, o que comer, e um nutricionista vai te ajudar muito nesse sentido; hidratação, base para o treino e também para a recuperação; fisioterapia esportiva, seja ela de prevenção de lesões, recovery ou para realizar ajustes e tratamentos durante seu período de treinamentos; e também o material esportivo, escolher as roupas adequadas para o clima, tempo e também um tênis o qual se adapte e se sinta bem. 

Bastante coisa não é mesmo??

Mas mesmo tendo tudo isso a seu favor, ainda tem uma coisa que pode fazer você não chegar no seu objetivo: a mente .

Antes de qualquer coisa é importante ter um objetivo, seja esse de curto, médio ou longo prazo, pois assim vamos ter um propósito, um porquê para manter-se firme nos treinos.

E isso vale para qualquer tipo de treino: performance, qualidade de vida, saúde, estética, bem estar ou lazer. Sim, seja qual for nosso foco com os treinos, sempre temos que ter um motivo para treinar, pois as necessidades todos têm não é mesmo? Sabemos que temos que treinar para melhorar a condição física, para ter longevidade, mas dificilmente alguém se prende as necessidades.

Então vamos lá, essa é uma ótima hora para definirmos nossos objetivos. Você aluno V8 aproveite o Projeto Motor V8 e vamos com tudo!!

Escolhidas nossas metas e agora como vamos chegar nelas??

Essa é a hora que vamos ter que usar a resiliência! Sabe aquela hora que você tem várias adversidades para treinar? Tempo, trabalho, clima, horário, preguiça, filhos, reuniões... Seja qual for, todos sabemos como isso é importante e talvez não tenha como deixar de lado no momento. Não podemos julgar o quão aquilo é importante para você no momento, mas que tal tentar fazer com que o treino também seja uma prioridade? Enxergá-lo como uma escolha que você fez e mesmo em momentos de dificuldade se adapta e supera? Afinal, quando agente quer, agente sempre dá um jeito!

Ta mas é só isso? Não, você vai ter que usar essa mesma situação para conseguir se superar no próprio treino. Como assim? Vai ter dias que você vai falar pra você mesmo: estou cansado, com dor, preguiça e você durante o treino vai ter que superar isso, é muito difícil, mas após terminar o treino você vai se sentir muito melhor!!

E pense que não é apenas quantidade de treinos e sim qualidade. Defina os dias que quer, pode e realmente vai treinar. Não adianta se propor a treinar todos os dias, e não realizar sequer um treino com qualidade. Só não se confunda com a evolução, não se apresse, vai ter momentos que o treino não sairá como deveria, mas dê o seu melhor aquele dia.

E junto a isso vai outra dica: saiba os momentos de dar o seu máximo nos treinos, principalmente para aqueles que competem em provas e corridas. Não é todo treino que você vai chegar ao seu máximo! Respeite seu corpo e seus limites! No dia da competição aí sim você tem que dar o seu 110%, e aqui serve aquela velha frase: “treino é treino e jogo é jogo”.

Valorize seus momentos de descanso, aproveite seu tempo livre. Perdeu um dia treino? Não fique neurótico em compensar no próximo. Retome a rotina com qualidade e controle, de o seu melhor no próximo treino. Lembrando que melhor não quer dizer o seu máximo. Melhor quer dizer fazer o máximo dentro do proposto!

Outra dica: não é na semana antes da sua corrida que vai conseguir melhorar seu rendimento! Isso é gradativo e faz parte de um processo de várias semanas, então a semana que precede a prova tem que ser para manutenção, refinamento, ajustes e descanso, ok?

Por fim não fique paranóico! Leve isso numa boa, não precisa deixar de fazer tudo por conta de sua rotina de treinos. Se você se organizar terá tempo pra sair, se divertir, curtir a vida e os momentos que ela lhe proporciona. Basta apenas buscar o equilíbrio e conseqüentemente o treino deixará de ser obrigação e se tornará um hábito na sua rotina e isso vai trazer inúmeros benefícios que você vai perceber com o passar dos dias, se não der certo hoje, continue tentando.

Um grande abraço e bons treinos!

 

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.