Treinando Corrida - O que aumentar primeiro: a distância ou a velocidade?

 

O mundo da corrida cresceu. Hoje praticamente todo fim de semana tem alguma prova acontecendo perto de você. Isso sem falar naquelas que mesmo não tão perto despertam um enorme interesse e vontade de participar.

Com isso, muitos corredores acabam se deixando levar pelas divulgações de corridas fantásticas ou pelos feitos mirabolantes de pessoas conhecidas ou famosas e tendem a entrar de forma desenfreada nessa busca por correr provas cada vez mais difíceis e distancias cada vez maiores.

Aí então surge, ou deveria surgir, uma dúvida: priorizar a velocidade ou a distância?

Eu sei que a idéia de ir cada vez mais longe faz brilhar os olhinhos dos amantes da corrida, mas melhorar a velocidade acaba sendo um pré-requisito para aumentar a distância.

Como assim? Quer dizer que todo corredor precisa ser veloz?

Não! Quer dizer que todo corredor precisa treinar velocidade para aumentar a distância!

Quando você treina para melhorar sua velocidade uma séria de adaptações benéficas oriundas do treino acontecem: você melhora sua força, sua resistência, sua coordenação, seu VO2, sua velocidade crítica. Dessa forma, ao ir para uma distância maior você estará em melhores condições físicas para aumentar sua quilometragem.

Porém quando invertemos isso, o resultado não se configura da mesma forma. Ao treinar com aumento de volume e pouca intensidade não há ganhos em força, coordenação, VO2 e velocidade crítica. Você pode até ficar mais resistente, mas fica mais lento, mais fraco e mais suscetível a lesões.

Então quando completar sua prova de 5km, não queira já fazer 10km na próxima prova no mês que vem. Treine firme para os 5km. Fique mais forte, melhore sua coordenação, aumente seu VO2 e sua velocidade crítica e depois de alcançar melhores marcas decorrentes de um conjunto mais forte e preparado aí sim planeje avançar para o próximo degrau. E isso vale dos 10km para os 21km, dos 21km para os 42km e dos 42km para as ultramaratonas.

Como já dizia um velho ditado: “não coloque a carroça na frente dos bois.” Não pule degraus, Não avance etapas. Treinamento é uma arte de longo prazo que exige planejamento, organização e dedicação. Se você desrespeitar algum desses pilares, sua construção vai por água abaixo.

Por hoje é isso.

Treinem forte e treinem de forma consciente!

Aquele abraço forte, firme e intenso

Jhomyr Modesto
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