Treinando Corrida: Erros mais comuns do corredor. Será?!

Muitas vezes os corredores, amigos, conhecidos ou outros observam e apontam detalhes ou componentes na sua técnica de corrida, que ao invés de ajudar, poderão inibir o seu progresso de evolução e aprendizado.

Como assim?  É comum ver pessoas dando dicas e “ensinando” como correr de maneira correta, ou até mesmo mostrando o que você “não deve” fazer, mas isso pode ser perigoso, pois poderão deixa-los com costumes e mudanças errôneas na sua mecânica de corrida.

Hoje vou te mostrar quatro dessas observações errôneas bem comuns que ouvimos por aí e que além de não te ajudar podem te atrapalhar. Vamos lá? 

  • Comprimento da passada

            Comumente vemos dicas sobre aumentar ou diminuir o tamanho da sua passada, e isso na verdade será um esforço extra e desnecessário, pois o comprimento do seu passo, além de ser bem individual, está relacionado ao seu ângulo de queda, ou seja, uma queda maior gera consequentemente uma passada ou intensidade maior. Concentre-se no seu ângulo de queda e não no tamanho da passada. 

  • Empurrar o chão ou pisar forte

            Ao contrário do que muitos pensam não vamos utilizar a força extra de empurrar o pé em direção ao chão como impulso para frente, pelo contrário, ao realizar uma força de queda do pé para o chão de forma “ativa” estaremos gastando energia desnecessária, pois a gravidade já isso para nós. Seu pé irá aterrissar você querendo ou não, então evite esse gasto energético de pousar ativo ou forçado. 

  • Movimentação dos braços

            Existe um pensamento dos corredores de que a movimentação mais rápida ou forte dos braços faz com que isso nos ajude a ganhar velocidade, mas como já foi visto nos outros pontos essa movimentação excessiva e não natural,  só vai trazer um gasto energético além do necessário, e mudando a técnica de corrida natural. Os braços terão a função de equilíbrio durante a corrida a cada mudança de suporte, e não de impulsão ou ganho de velocidade. 

  • Respiração

            Algumas pessoas acham que não podemos respirar pela boca, ou existem tipos de respiração tais como: puxa pelo nariz e solta pela boca, sendo que isso pode trazer um desgaste maior que o comum. Durante a corrida devemos utilizar a seguinte dica: temos duas vias aéreas para utilizar:nariz e boca, tanto para inspiração, quanto para e expiração e não podemos deixar de lado nenhuma delas. De modo geral, podemos respirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo, então devemos nos preocupar apenas em respirar de forma natural, e se ficarmos ofegantes, provavelmente é devido a intensidade do exercício/ atividadee não especificamente pelo fato de não saber respirar.

 

Fiquem atentos corredores e corredoras. Falem com seu treinadores sobre suas dúvidas em relação a técnica de corrida, pois ele saberá te explicar de maneira correta,  quais pontos bons e quais podem ser melhorados no seu processo de treinamento, e não se esqueçam a cada evolução, por mais simples que seja, comemore,  pois este é o caminho.

 

Fernando vasque

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