Treinando Corrida: Educativos de Corrida

Porque e Quando Executar

Os educativos de corrida, como o próprio nome sugere, são exercícios técnicos que ajudam os atletas a aprimorarem o gesto esportivo, o equilíbrio e a postura. Essa melhora promove um menor desgaste muscular e maior eficiência energética.

Acontece que ainda ficam dúvidas sobre quando executar estes exercícios. Antes do treino? Como aquecimento? No meio? Depois da parte principal? Em um treino separado?

O que é mais comum nos treinos de corrida é o aluno chegar, fazer o aquecimento articular, realizar alguns exercícios educativos de modo aleatório (quando faz) e então iniciar seu treino, que normalmente é composto por um aquecimento (1km/2km/10min ou qualquer outra forma de corrida leve) e depois pela parte principal (composta por estímulos mais fortes ou oscilações desses estímulos, o fartlek).

Acontece que esse formato pode não ser a melhor opção.

Desde fevereiro a V8 Assessoria Esportiva sistematizou de forma diferenciada  sua parte técnica (educativos de corrida) . A partir de então o que preconizamos é que primeiro deve-se realizar o aquecimento (corrida leve), depois a parte técnica e então partir para a parte principal do treino.

 

MAS PORQUE ISSO?

Vamos listar alguns motivos:

  • PRÉ-ATIVAÇÃO: Essa corrida leve antes da parte técnica vai favorecer no aspecto de ativação da musculatura envolvida no gesto da corrida. Com isso pode-se exigir mais qualidade na hora da execução dos exercícios (como amplitude, rapidez, e execução do movimento) com menor risco de lesão muscular;
  • TRANSFERÊNCIA DIRETA: Carrear o aprendizado da parte técnica diretamente para a parte principal. Exemplo: ao trabalhar o movimento de skipping baixo com um rápido contato no solo e elevação  de joelho, o objetivo é melhorar (diminuir) o tempo de contato do pé com o solo, fazendo com que a força aplicada na passada não seja dissipada com um grande contato e sim para que seja rapidamente transferida para a corrida dando maior velocidade. Mas e se fizermos esse trabalho técnico logo no começo, ele será aplicado em seguida? Muito provável que não, já que a corrida em ritmo leve é pouco propícia para aplicar tal aprendizado. E dessa forma até chegar na parte principal onde de fato se fará a necessidade da técnica aprendida, é bem possível que você já tenha esquecido os feedbacks que o treinador deu;
  • PERIODIZAÇÃO DA PARTE TÉCNICA: Para melhorar nosso trabalho com os educativos de corrida, sistematizamos eles em 4 etapas, sendo uma por semana. Dessa forma separamos os exercícios de acordo com o momento do gesto da corrida em que se aplicam. São eles: contato, queda, puxar e conjunto. Essa organização permite que a cada semana os exercícios trabalhados sejam específicos e voltados para o objetivo em questão. Na semana denominada “CONJUNTO” realizamos um misto das três semanas anteriores, aplicando e reforçando os aprendizados. Além disso, também elaboramos o programa EM BUSCA DA PASSADA PERFEITA que ocorre mensalmente e objetiva aplicar nosso conhecimento para melhorar todos os aspectos técnicos da sua corrida, como cadência (quantidade de passos por minuto), fase de ataque e recuperação da passada, oscilação vertical, aplicação de força, inclinação de tronco, dentre outros. 

Como toda mudança, levou-se um tempo para adaptação e conseqüente visualização dos resultados, mas acreditamos que com essa metodologia organizada, periodizada e sistematizada dos educativos, nossos alunos conseguirão ter maiores ganhos na aplicação da técnica de corrida.

SEMPRE VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO PARA MELHORAR SUA CORRIDA!!

 

Prof Nilson Rodrigo

CREF 026522-G/PR

 

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.