Treinando Corrida: A postura do corredor

 

Você já deve ter visto várias imagens demonstrando como devemos ficar durante o movimento da corrida, não é mesmo? 

Além de tudo isso, se você vai ao parque já viu e ouviu inúmeras vezes nós professores dando dicas, fazendo correções, cobrando os educativos.

Mas tem algo bem simples que pode fazer toda diferença na sua técnica, seja para ela dar certo, ou ir por água abaixo, mesmo antes de iniciar o treinamento ou prova.

O posicionamento da cabeça!

Isso mesmo! Pensando na questão fisiológica, a cabeça leva consigo, órgãos responsáveis pela indicação e regulação do nosso corpo no espaço, tais como o aparelho vestibular dos ouvidos e cerebelo.  E o primeiro trabalho para manter essa postura adequada e eficiente, é muscular. Ou seja, acontece por meio da musculatura do pescoço.

De modo simples, como deve estar posicionada a cabeça durante a corrida?

Nossa musculatura vai agir de forma mais eficiente sempre que estivermos sobre o suporte, no caso da corrida nos pés, sendo assim, em cima do corpo, alinhada ao ombro, quadril e a frente dos pés!

Tá mais isso é obvio não é mesmo?

É tão óbvio, mas ao mesmo tempo é algo violado a todo instante, e isso ocorre devido a uma falta de percepção corporal e posicionamento do próprio corpo no espaço, ou até mesmo pela fraqueza nos músculos do pescoço. Cabe então dar um passo atrás, no sentido figurativo é claro haha.

Primeiro, alinhar-se, preparar essa musculatura, caminhar nessa posição e posteriormente correr assim.

Sempre ouvimos “mantenha o olhar a frente, não olhe para baixo, olhe para tal ponto”. Mas qual seria o ponto correto para olhar? 10metros, 15metros a frente?

Ai vem a questão, Do que adianta manter o olhar a frente se cabeça continua para baixo, ou deslocada para algum dos lados?  Nada!!

Uma dica seria: corra como se tivesse carregando uma pilha de livros sobre a cabeça, assim irá manter-se muito próximo do que seria o ideal. (Queixo, e nariz paralelo ao chão) Teste, repita e se monitore sempre que perceber que perdeu essa postura inicial.

 

Bons treinos!

 

Fernando vasque

CREF 026858-G/PR

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.