Testes funcionais para você se auto avaliar

O mundo encontram-se num momento complicado. Era de costume a realização de atividades e exercícios físicos ao ar livre sem nenhum preocupação com a contaminação de qualquer tipo de doença. Entretanto a COVID-19 obrigou o isolamento social, essa situação impede a prática de muitos esportes, porém nem todos.

Os exercícios funcionais com a sobrecarga corporal são a melhor maneira para manter-se ativo fisicamente durante essa pandemia mundial. Dentro deles possuem movimentos simples como trabalhados de puxadas, empurradas, agachamentos, saltos, rotações, flexões e extensões.

Em tempos normais os atletas de corrida, ciclismo e triathlon utilizam as competições como forma de avaliação da performance e também como um certo estímulo para seguir firme nos treinos diários. Como não são todas as pessoas que continuam a correr e não há mais provas tão perto no calendário e devido a crescente dos exercícios funcionais, estará listado abaixo alguns testes simples que podem ser realizados em casa para você ter como meta realizá-los e alcançar a nota máxima. Assim é possível estipular objetivos a curto prazo e manter-se focado para continuar treinando o físico em casa.

 

TESTE ABDOMINAL 

   

Objetivo: Avaliar a força/resistência dos músculos da região abdominal e movimentos de flexão e extensão do quadril e o número máximo de repetições em 60 segundos.

Veja abaixo a tabela para comparar seu resultado:

 

 

TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL

 

Objetivo: com um único impulso e sem corrida de aproximação, saltar no sentido horizontal, buscando alcançar a máxima distância possível à frente. Permitida a livre movimentação dos braços e do tronco.

Veja abaixo a tabela para comparar seu resultado:

 

TESTE DE FLEXÃO DE BRAÇO

 

Objetivo: Avaliar a força/resistência dos membros superiores,  realizar o número máximo de repetições em 60 segundos.

Veja a tabela para comparar seus resultados:

 

 

TESTE DO AGACHAMENTO

  

Objetivo: Avaliar a força/resistência dos músculos das coxas e pernas o número máximo de repetições em 60 segundos.

Veja a tabela abaixo para comparar seu resultado:

 

Agora é com você! Bons treinos!

Victor Rocha

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