Reforço Muscular específico para corredores #01

A partir de hoje e nos próximos encontros que tivermos, trarei para vocês uma série sobre como fazer e a importância de se fazer um trabalho específico de reforço muscular quando se está treinando corrida. Vamos lá?

Todos nós sabemos que é importante que o atleta de corrida esteja fortalecido muscularmente para treinar sem lesionar e que caso esteja voltando de uma lesão é indispensável passar por um programa de fortalecimento muscular para evitar lesionar novamente.

De início somos sempre direcionados à musculação. Quando entramos na academia não sabemos ao certo como fazer isso. Quais exercícios? Quantas séries? Quanta carga? Infelizmente, muitas vezes, nem o professor da academia sabe muito bem ao certo como lidar com o público específico da corrida.

Para darmos início a nossa conversa, vamos entender que existem, basicamente, dois tipos de mecânicas de exercícios. Exercícios de cadeia cinética aberta e de cadeia cinética fechada.

Explicando, é basicamente o seguinte:

Cadeia cinética aberta, significa que o exercício permite que o último segmento do seu corpo, que está em trabalho, esteja com livre movimentação e que haja resistência agindo contra o movimento, normalmente são exercícios uniarticulares. Complicou? Eu te ajudo, vamos lá.

Cadeira extensora (extensão de joelhos):seu pé não tem apoio, ele é o último segmento corporal desse exercício,a máquina oferece resistência no sentido contrário da extensão e você realiza um trabalho único da articulação do joelho.

Maravilha, agora, cadeia cinética fechada preconiza que seu último segmento, ou seja, o segmento distal, esteja apoiado ou fixo, tornando, na maioria das vezes, seu movimento multiarticular, o que vem sendo chamado comumente de movimento “funcional”, como por exemplo, o agachamento livre, onde seu pé está fixo no chão e você trabalha as articulações do quadril, joelho e tornozelo.

Beleza professor, então agora quando eu for pra academia, só exercícios de cadeia fechada, porque eles são funcionais e me ajudarão mais na corrida, certo? Errado!

Não necessariamente os exercícios de cadeia fechada são funcionais, e também nem todos os de cadeia cinética aberta são descartáveis. Se formos pensar o que significa FUNCIONALIDADE por definição, temos:“capacidade de manter habilidades físicas e mentais necessárias para uma vida independente e autônoma” trocando em miúdos, significa ter a capacidade de reproduzir os movimentos básicos articulares necessários no dia a dia para o atendimento das tarefas cotidianas. Se pensarmos dessa maneira, o legpress, por exemplo, é um exercício de cadeia cinética fechada, com movimentos previsíveis, porém não reproduz uma situação mecânica real, pois dificilmente a sobrecarga de uma tarefa convencional virá sobre você no mesmo sentido que vem quando fazemos o legpress.

Resumindo e aplicando:

É importante criarmos um programa de fortalecimento, que una movimentos complexos e simples, de cadeias abertas e fechadas, visando sempre a melhor forma de execução, podendo ser trabalhado com carga externa ou somente com o peso do corpo. Mas sempre pensando na especificidade da modalidade da corrida.

Um bom início seria:

– Exercícios de prancha (ventral, lateral, com elevação e abdução de pernas), fortalecem o “core” e servem como exercícios preparatórios.

– Agachamentos, todos os tipos, com peso do corpo, com barra, com bola, com kettlebell, é a base do fortalecimento para corredores. É um trabalho multiarticular, com grandes amplitudes e que promove o uso da musculatura, intercostal, lombar, pélvica, glúteos, quadríceps e isquiotibiais.

Lembre-se que os membros superiores também afetam sua corrida, é importante treinar cintura escapular, através de movimentos de remada e puxadas na polia. Coluna lombar e ombros (deltoides) não podem ser deixados de lado.

A musculação é simples e ao mesmo tempo infindável quanto aos métodos. Divirta-se!

Procure sempre a orientação do profissional de Educação Física responsável ou contrate os serviços de um Personal Trainer.

Treine com consciência e corra sem lesões.

Até a próxima.

Prof. Lucas Mura

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.