Qual é a sua praia?

Muitos “atletas de fim de semana” não fazem ideia de como seria importante adicionar treinos de corrida nas suas planilhas semanais.

“Professor, mas eu jogo futebol, não gosto de correr no parque!”

Muitos de nós acreditamos que corrida é literalmente coisa de corredor. Mas há um erro nisso.

Você faz ideia de quanto corre um jogador de algumas modalidades mais comuns?

Vamos aos números, um jogador de futebol de campo, profissional, dependendo da posição, como um meio de campo, por exemplo, pode chegar a correr 15 km numa partida de 90 minutos. Se pensarmos na nossa realidade, você pode chegar a fazer de 7 a 8km numa partida de pelada de fim de semana.

Jogadores de Handebol fazem cerca de 6km por partida. No Basquetebol os jogadores conseguem fazer na soma dos 4 tempos uma média de 4-5km.

“Ah tudo bem professor, eu não gosto de jogos de equipes, eu jogo tênis de campo.”

Fique você sabendo que um jogador de tênis profissional, numa partida de 5 sets, pode chegar a correr 5km. Em 2012 mediram durante o Open da Austrália, a distância percorrida pelo jogador Novack Djokovic, na soma de sete jogos, ele fez mais de 25 km.

“Tudo bem professor, você me convenceu, mas como eu treino corrida, sendo um atleta de outra modalidade?”

É nesse momento que a metodologia do treinamento vai fazer diferença. Vocês lembram-se daquelas cenas dos filmes do “Rocky o Lutador”, um boxer, que corria uma infinidade de quilômetros por dia. Isso gera um desgaste desnecessário no atleta, uma vez que a modalidade dele não tem essa especificidade.

Trocando em miúdos, você precisa treinar específico!

Se você faz uma modalidade como basquetebol, faça tiros curtos, bastante repetições, adicione treinos tipo Fartlek para trabalhar um maior volume.

Para tenistas, a dica é tiros curtos, e deslocamentos em direções variadas, procure fazer aquecimentos bem específicos da modalidade.

Jogadores de futebol podem fazer treinos mais longos, mas sem deixar de lado, os treinos intervalados, com tiros longos e curtos.

 

Mude sua forma de treinar e sinta a diferença. Corra mais, corra com a V8!

Prof. Lucas Mura

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