Porque ter um objetivo ou uma prova alvo no treino?

Ao se ter um objetivo a ser alcançada em uma modalidade esportiva o seu professor/treinador desenvolve uma periodização de treinamento controlando o volume e intensidade do treinamento até a prova desejada.

A periodização de treinamento é o programa completo do que será realizado até a competição alvo, sendo dividida em macrociclo – mesociclo e microciclo.

Macrociclo é todo o período do treinamento (incluindo microciclo e mesociclo), começa desde o primeiro dia de treino até o último dia que é a competição alvo ou meta desejada.

Mesociclos são os períodos de treinamento, para uma melhor visualização podemos dividi-lo em mês (4 semanas). Ex: janeiro será treinado a adaptação ao treino, fevereiro será realizado treinos de força, março treino de potência e em abril será a competição alvo.

Microciclo ou sessão de treinamento são os treinos diários desenvolvidos pelo treinador buscando explorar e desenvolver capacidades físicas (Força, Agilidade, Flexibilidade, Resistência) do atleta/aluno controlando a intensidade e o volume do treinamento.

Através de um planejamento bem estruturado e com uma prova alvo ou meta bem estipuladas o atleta/aluno se desenvolve progressivamente e chega em sua melhor performance no período da prova objetivo.

Por outro lado, alunos/atletas que não tem uma meta ou uma prova alvo bem definida e realizam várias competições em curtos períodos de tempo pensando que assim irão se desenvolver de forma acelerada. Entretanto desta forma não conseguem chegar em sua performance máxima, acarretando muitas vezes na desmotivação da prática esportiva por não apresentar uma melhora de performance comparado com atletas/alunos que tem objetivos/metas bem estruturas e desenvolvidos com seus professores/treinadores.

Defina seus objetivos/metas de forma reflexiva e entre em contato com seu professor para definir suas provas alvos, periodizando seu treino até a prova alvo ou sua meta. Bons treinos e sapiência!!!

Escrito por Tiago Vicente Kochake.

 

Referências:

BOMPA,T. O.; HALF, G. G. Periodização: Teoria e metodologia do treinamento. 5ª ed. São Paulo:Phorte, 2012.

PRESTES, J; FOSCHINI, D; MARCHETTI, P; CHARRO, M; TIBANA, R.Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2016.

WILLIAMS, L.; GROVES, D.; THURGOOD, G. Treinamento de força. Guia complete passo a passo para um corpo mais forte e defiido.1ª ed. São Paulo, 2010

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.