Por que cair na sua corrida?

Você se inclina ou cai? Você ao querer sair correndo, traz a perna primeiro ou seu corpo? Você sente seu corpo caindo? Por fim, você acredita que pode ser mais eficaz na sua corrida? Que tal começar a deixar a natureza fazer seu papel e correr fazendo menos força? Te convidamos a refletrir sobre...

Quero começar com algumas perguntas: Você se inclina ou cai? Você ao querer sair correndo, traz a perna primeiro ou seu corpo? Você sente seu corpo caindo? Por fim, você acredita que pode ser mais eficaz na sua corrida?

Primeiro deixa eu te contar. A V8 conta com 2 professores especialistas em Pose Running, para conhecer mais sobre o método acesse: https://posemethod.com/  na V8 já vinhamos aplicando de forma superficial o método e usufruindo dos benefícios dele, após o contato com o Dr. Romanov, foi que tudo se tornou mais claro. Os resultados pessoais e feedbacks de clientes tem sido extremamente positivos para aqueles que realmente têm se dedicado a mudar sua técnica de corrida, mas peraí, mudar?

Na realidade, voltar a executarmos o que fazíamos quando crianças, veja:

Viu só, você corria conforme as leis da natureza, porém, com o passar do tempo se desviou do padrão inicial... começou a flexionar tronco, pisar com o calcanhar, dar um passo mais longo que a perna na ânsia de correr mais rápido, entre outros. Para você voltar a correr naturalmente é preciso tempo e dedicação, pois um padrão engessado na sua mente é demorado para mudar no seu corpo.

Quando eu pergunto: Você se inclina ou cai? Você ao querer sair correndo, traz a perna primeiro ou seu corpo? Você sente seu corpo caindo? Estou falando disso:

Cair na corrida não é flexionar o tronco, esse é um movimento que vai lhe gerar dor nas costas e travar sua corrida de tal modo que será impossível você manter respiração e eficiência de corrida juntos. Quer saber se esta caindo ou flexionando tronco, peça para alguem filmar de forma lateral você correndo, ou ainda, coloque sua mãos nas costas (altura da lombar), verá que suas mãos vão te empurrar e aí sim você estará mudando seu centro de gravidade para frente.

E porque mudar o centro de gravidade ao contrário de empurrar o chão para deslocar? Voltemos a criança... ela pensa: vou sair correndo? Não, te garanto que não, rs. Ela simplesmente se desiquilibra e equilibra de novo colocando uma perna na frente e depois a outra sucessivamente. Se você largar seu corpo numa descida, sem frear, irá ter a mesma sensação, se fechar os olhos e deslocar seu corpo todo para frente também estará colocando a perna rapidamente no chão, pelo medo de cair e com certeza estará mudando a percepção do seu corpo no espaço, usufruindo assim de uma força da natureza que está sobre nós e não sentimos (e também não a utilizamos corretamente na corrida): a gravidade!

Comece pensando em cair, se você se filmar, verá que ainda não está caindo (comigo isso também acontece). Mas não se desespere, é treino, é tempo ao tempo, e aí está uma das coisas boas da corrida, sempre estamos aprendendo, geralmente mais de nós mesmos. Veja um exemplo em um dos nossos treinos, todos acham estão caindo, porém:

Importante: a queda acontece entre 0° e 22,5° e quanto mais você cai, mais rápido irá correr. Para você usufruir de uma boa queda é preciso que você caia sobre seu ponto de apoio central, na vertical, se você não executar isso, você irá ainda assim perder energia, será ineficaz. Para isso, pense em levar seu quadril a frente (não confunda com core) e tirar seu apoio do calcanhar para o meio do pé, somente assim você chegará perto de usar todo seu potencial elástico.

Sabe o que é mais "louco", você pode usar o princípio da queda para todos os esportes que pratica, deixando de fazer "força desnecessária" e aí sim, correndo de forma mais natural, leve e sem cansar demasiadamente. 

Agora que você sabe na teoria um pouco sobre queda, que tal ir para a prática com nossos Professores? A V8 está pronta para te atender com os melhores profissionais e metodologia para te levar a correr mais longe e melhor.

Murilo Ugolini Klein 

Cref 014939-G/PR

 

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.