Os equipamentos básicos para começar a correr

A primeira dúvida que muitas pessoas possuem quando pretendem a começar a correr, seja para realizar a atividade em ambiente outdoor (ruas, praças ou parques) ou indoor, (esteiras de academia ou em studios) é:

“Quais são os equipamentos que devo ter para começar a correr?”

A corrida é um ato simples que realizamos desde quando somos crianças até a vida adulta. Desde as brincadeiras de pega-pega na escola até ter que dar aquele “pique” para não perder o ônibus. Porém, quando queremos treinar essa modalidade esportiva, ficamos na dúvida do que é preciso ter. Por isso, irei listar aqui o que é o mais importante para quem está iniciando no mundo da corrida.

TÊNIS 

Começamos a lista pelo item mais importante para um corredor: o tênis! Já é de senso comum que para realizar uma atividade física é importante ter um calçado confortável e com um amortecimento. E sim, isso é totalmente verdade, pois convenhamos que dificilmente (provavelmente nunca) assistiremos uma corrida de rua em que os participantes irão usar roupas sociais. O uso do calçado esportivo não é por moda ou estilo, mas sim por conforto e necessidade.

Um tênis que seja confortável (levemente largo e nada justo), com um pouco de amortecimento e bem ventilado, será o que você precisa para o momento inicial. Lembre-se de usar meias que não sejam muito grossas ou 100% algodão, pois podem gerar calos ou bolhas devido a maior fricção e o suor do pé. 

ROUPAS

Coloque a roupa que você sentir-se mais confortável e que te permita fazer praticamente todos os movimentos (como agachar, saltar, alongar). O mais importante é lembrar que quando estamos realizando um exercício físico iremos aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, suar. Então, vestimenta leve e fresca é a melhor dica. Importante também é se proteger do sol com bonés, viseiras ou óculos de sol. Nada de marcas específicas, o que você já tiver em casa está ótimo. Caso a sua região seja muito fria, use a “regra dos 5 graus” do Sérgio Rocha do “Corrida no Ar” para se agasalhar: Sempre vista-se como se estivesse 5º mais quente do que a temperatura real.

RELÓGIO

Neste último item entramos em um universo gigantesco, com inúmeras marcas e diversos modelos. Existem relógios que aferem as distâncias percorridas, a velocidade atual, o batimento cardíaco, nível de fadiga muscular (cansaço) e outras métricas muito importantes para o treinamento da corrida. Entretanto, afirmo para você que no ínicio não precisará ter um relógio destes. Ter um marcador de tempo será o suficiente para saber o quanto você está demorando para dar aquela volta na quadra ou qual é a qual o máximo que aguenta permanecer correndo até ser necessário caminhar para recuperar o fôlego novamente. Relógios com cronômetro têm os melhores custo-benefício para a iniciação, mesmo assim um celular pode resolver muito bem as suas necessidades. Há vários aplicativos de corrida que tornam o seu celular uma ferramenta fantástica sem precisar realizar nenhum investimento.

Enfim…

Muito mais importante do que qualquer equipamento para correr é a vontade e a possibilidade de realizar essa atividade fantástica. Antes de comprar qualquer item citado acima: vá correr com o que você tiver, aonde puder. Talvez não seja tão prazeroso na primeira ou na segunda vez, mas insista, você não irá decepcionar!

Bons treinos!

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.