O Treinamento de Corrida e as Valências Físicas – a Coordenação

Olá querido atleta, feliz 2017! Estamos iniciando um novo ano e é um prazer termos você conosco. Que este ano seja de muito treino, muito suor e muito sucesso. E sem mais demora vamos ao nosso papo de hoje. Estamos com nosso penúltimo texto sobre a corrida e as valências físicas e se você não leu os outros temas, volte alguns textos atrás e leia também.

O tema da vez é a coordenação. A coordenação pode ser definida como a capacidade de integrar a cognição e execução de movimentos da forma mais eficiente, plástica e econômica possível. O que isso quer dizer? Bom, nossos movimentos dependem de duas coisas: do nosso sistema nervoso, que é responsável por interpretar o que queremos fazer e dar a ordem para que seja feito; e dos nossos músculos, que executam o que foi mandado. A coordenação representa essa harmonia entre o interpretar, ordenar e executar.

Como realizamos inúmeros tipos diferentes de movimentos, a coordenação é dividida em coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A primeira refere-se aos movimentos de grandes grupos musculares e engloba o correr, caminhar, saltar, pedalar, chutar, empurrar, etc. A segunda envolve os pequenos músculos e são normalmente atividades mais delicadas e precisas, como desenhar, pintar, tocar instrumentos, escrever, praticar malabares, etc.

Praticar a coordenação é importante em todas as idades, pois é essencial para o aprendizado, aperfeiçoamento e manutenção de gestos motores. Para atletas torna-se ainda importante, pois se associa diretamente a melhora da performance. Gestos mais coordenados melhoram o alinhamento corporal, aumentam velocidade e eficiência do contato dos pés com o solo, diminuem a contundência e aumentam o aproveitamento do impacto, aumentam a resistência muscular dos músculos trabalhados e por serem mais eficientes, economizam energia.

Talvez você nem repare, mas é bem comum as pessoas possuírem deficiências na coordenação motora. Pessoas que derrubam muitas cosias, tropeçam bastante ou deixam objetos cair freqüentemente são exemplos de indivíduos com problemas de coordenação.

Ter uma boa coordenação é importante para seu dia e é importante para seu esporte. E como treiná-la? Exercícios educativos como skipping (elevação de joelhos), hopserlauf (passadas alternadas com elevação de joelho), anfersen (elevação de calcanhares), kick out (soldadinho) e suas inúmeras variações são algumas maneiras. Também podem ser feitos trabalhos de deslocamentos com cones e na escada de agilidade.

E aí, como está a sua coordenação? Agora que você sabe um pouco mais sobre ela, treine-a também. Faz bem, pra você, faz bem pra sua corrida.

Por hoje é isso. No próximo texto contemplaremos o último tema dessa série. Então até lá.

Abraços e boas leituras.

Jhomyr Dias Modesto

Professor V8 Assessoria Esportiva

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.