O Treinamento de Corrida e as Valências Físicas: a Agilidade

Fala pessoal, estamos de volta pra conversar sobre a corrida e sua ligação com as valências físicas. Já falamos sobre a força, a velocidade e a flexibilidade. Se você não leu estes temas anteriores não tem problema, depois de ler este aqui vá rolando a página e se intere dos outros.

Hoje vamos bater um papo sobre a agilidade. A primeira vista não parece que a agilidade tem  muita relação com a corrida, mas acredite, ela é bem mais importante do que você imagina. Um fato interessante sobre a agilidade é que ela não age sozinha pois está interligada com a velocidade e a coordenação. Alguns autores até a colocam como um produto dessas duas valências.

Por definição, a agilidade pode ser entendida como a capacidade de alterar eficazmente a posição do corpo ou parte dele, mudando sua direção, sentido e centro de gravidade. É a agilidade que nos permite reagir de maneira adequada as situações inerentes ao esporte. É claro que em esportes como futebol, basquetebol e tênis percebemos de forma mais clara a agilidade, afinal ela é um dos determinantes para o sucesso nestas modalidade, mas acredite, treinar a agilidade também é importante para você corredor.

O trabalho de agilidade auxilia na melhora da coordenação, consciência e equilíbrio corporal, e no desenvolvimento de habilidades de membros superiores e inferiores. Isso quer dizer que para você que corre, ter agilidade na corrida ajuda você a melhorar sua biomecânica do movimento, e assim, economizar energia.

Na prática, ela também nos permite responder de forma rápida e segura a possíveis inconvenientes que possam ocorrer durante a corrida. Desviar de pessoas, placas, lixeiras ou árvores, pular poças d’água, fazer curvas fechadas, subir ou descer degraus, alternar entre a rua e a calçada são algumas das situações mais comuns para atletas que treinam no ambiente urbano. Estar apto para reagir a qualquer um desses imprevistos previne de possíveis quedas, trombamentos ou escorregões.

Para atletas que se aventuram em ambientes naturais, a agilidade toma uma importância ainda maior já que os terrenos enfrentados são mais acidentados. Pedras, árvores, riachos, buracos, troncos, raízes, galhos são algumas das dificuldades encontradas por aqueles que correm nas trilhas. Quanto mais ágil o atleta for, mais segura e eficiente será a forma com que ele irá transpor estes obstáculos.

Existem diversas maneiras de trabalhar a agilidade, sendo que hoje a mais popular é a escada de agilidade, onde podem ser realizados exercícios simples e complexos para trabalhar esta valência. Além dela, trabalhos de deslocamento com cones e linhas também são formas de se trabalhar a agilidade.

Dentro de nosso treinamento, por vezes incluímos exercícios que permitem a você corredor trabalhar a agilidade. Agora que você sabe sobre a importância, não deixe de treiná-la. Será mais uma maneira de melhorar sua performance e chegar mais longe.

Por hoje é isso, bons treinos e até a próxima.

Professor Jhomyr Dias Modesto

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