O que devo saber para iniciar no Trail Running

 

O Trail Running, ou corrida em montanha, vem crescendo a cada ano. Muitos corredores que treinam em asfalto por quererem mudar o estímulo da corrida, ou até mesmo por novos desafios migram para o trail running, por ser em trilhas. Estas trilhas podem ser descidas, subidas, terrenos técnicos (lama, rocha, neve, rio, etc) e pouco terreno plano.

O trail running coloca o praticante da modalidade em contato direto com a natureza, correr em trilhas força o praticante a pensar no presente, ou seja, ele tem que estar focado em cada passo que irá dar, se não estiver concentrado pode ocorrer acidentes desde quedas, torções e/ou fraturas.

As lesões acontecem normalmente quando o praticante da modalidade perde o foco da corrida com pequenas distrações (desde correr olhando a paisagem, conversando com um colega, dentre outras distrações…).

Nos primeiros treinos de corrida de montanha o praticante da modalidade irá sentir dores, que normalmente não sente quando corre no asfalto. As dores normalmente são nos tornozelos (pois o terreno é irregular e o pé fica a todo o momento se adaptando ao terreno), no quadríceps, lombar, músculos da posterior de coxa  e nas panturrilhas.

Para iniciar em um treino fora do asfalto é recomendada a utilização de tênis específicos para a modalidade (são tênis mais resistentes e apresentam em seus solados travas, que aderem mais ao terreno), carregar seu sistema de hidratação e se necessário algum suplemento alimentar, dependendo da onde for praticar o treino é aconselhado alevar um cobertor térmico, blusa corta vento, verificar o clima do local onde irá treinar (nunca iniciar um treino em locais de difícil acesso com vento e chuva forte), pesquisar o local do treino com colegas, amigos e com moradores do local colhendo informações dos principais perigos que possa ter no caminho (animais selvagens, peçonhentos, árvores venenosas, insetos, e segurança do local), e o mais importante, avisar um familiar ou amigo que irá treinar (informando a quilometragem que irá fazer e a hora de retorno prevista).

Primeiros passos:

1º Por ser um experiência nova e que apresenta riscos, é sempre prudente procurar um serviço profissional para garantir uma boa experiencia, então procure uma assessoria esportiva que trabalha com esta modalidade;

2º Tirar todas as suas dúvidas sobre como são os treinos;

3º Ter em mente que os treinos muitas vezes são em locais de difícil acesso e normalmente não pega sinal de aparelhos telefônicos;

4º Ir com sistema de hidratação próprio e todo o equipamento que for solicitado;

5º Ir com uma roupa e calçado apropriado para o treino;

6º Passar repelente e protetor solar com abundância;

7º Sempre ficar em trilhas demarcadas;

8º Não tente manter seu tempo (PACE) de corrida no asfalto, em treinos de trilha;

9º Não jogue lixo na trilha, sempre descartar em local apropriado.

 

Bons treinos!!!!!

Referências:
Barrios, D. S.Guia Completo Para Corrida Em Trilha. Tudo Que Você Precisa Saber Para Aproveitar Ao Maximo A Sua Corrida,Gente 2009.

Daniels, J. Fórmula de Corrida de Daniels, 2ª ed. Porto Alegre: Armed, 2013.

Professor Tiago Kochake CREF/PR 030679-G/PR

 

 

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