O que devo fazer antes de iniciar o treino?

Não é apenas colocar um tênis e já sair correndo, antes de iniciar um treino é necessário preparar o corpo de forma global e também específica, a partir do que é comumente chamado de aquecimento. 

Para iniciar um treino de corrida aconselha-se que seja feito um trote ou caminhada com cerca de 5 á 10 minutos para adaptação cardiovascular do atleta, com intuito de aumentar sua frequência cardíaca, ou seja, ritmo leve para aquecer o corpo de forma geral.

Após a realização dessa primeira etapa, do trote ou caminhada inicial devemos realizar alguns movimentos para liberação articular, os conhecidos   “exercícios articulares”, priorizando mobilidades de tornozelo e quadril, a partir exercícios balísticos. (Alongamentos com movimentação)

E como parte final de aquecimento são feitos os exercícios educativos, de coordenação seguidos de algumas acelerações. Os educativos são realizados principalmente como forma de educar o atleta em relação a biomecânica na corrida, pois nesse momento o atleta encontra-se descansado, e consegue realizar movimentos de coordenação com mais propriedade e concentração.  Assim, o atleta sai para a parte da corrida com o corpo preparado fisiologicamente, além de estar com uma consciência corporal mais aguçada para reproduzir o movimento da corrida durante o treino.   

Então lembre-se,  antes de correr vamos fazer o aquecimento com a seguinte sequência:

Caminhada ou trote leve + Exercícios articulares +  Educativos + Acelerações 

Fazendo isso você vai perceber que seu treino vai render bem mais, além de já entrar para a parte principal do treino mais preparado, diminuindo o risco de lesões musculares devido a movimentos bruscos e ou falta de despreparo muscular para o exercício. 

Fernando Vasque

CREF 026858-G/PR

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.