O kettlebell e suas possibilidades

O Kettlebell (KB) é um implemento de ferro que possui o formato de uma chaleira. Ele é utilizado principalmente para treinamento de força, no entanto, pode ser um grande aliado para o treinamento aeróbio.

É originário da Rússia, aparecendo pela primeira vez no dicionário em 1704. Há registros de implementos parecidos na Europa, Irlanda e China, desde o século XVI.

Pavel Tsatsouline, instrutor das Forças Armadas, foi o responsável por levar o kettlebell para os Estados Unidos no ano 2000. A partir disso, começou a ser utilizado no treinamento do exército, em times de futebol americano, em lutadores e no basquete, pois trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, pode ser utilizado de forma unilateral, em diversos ângulos e nos diferentes planos, além de melhorar as capacidades físicas em geral (coordenação motora, equilíbrio, força, resistência, agilidade,...).  

Existem duas áreas de treinamento com o Kettlebell, elas são: Kettlebell Fitness e Kettlebell Sport. No Fitness, são usados movimentos funcionais do dia-a-dia como agachamentos, avanço, supino, levantamento terra, remadas, tríceps, desenvolvimento de braço e muito mais. Os treinos podem ser planejados em circuitos, complexos, HIIT, entre várias outras formas, trabalhando o corpo inteiro de uma vez ou partes isoladas. Já o Kettlebell Sport é caracterizado pelos movimentos ditos como de competição, eles são: Snatch, Jerk e Long Cycle. São movimentos bastante técnicos e que exigem coordenação motora, equilíbrio, força e a técnica específica de cada um. 

 

Assim como qualquer esporte, o planejamento dos treinos dependem da época de preparação em que o atleta se encontra e de qual competição irá participar.

O kettlebell também possui uma boa transferência para todos os esportes, ou seja, é possível treinar kettlebell visando melhora na corrida de rua, corrida de montanha, ciclismo, tênis, futebol, basquete, lutas, entre outros. Isso se dá pelas diversas formas de manipulação da peça e de adaptação dos exercícios. Por exemplo, a corrida de rua que utiliza principalmente membros inferiores e core. O KB é um ótimo fortalecimento de core, por trabalhar com o centro de gravidade longe do corpo, tendo o corpo o tempo todo tendo que sustentar o peso, em diversos ângulos e planos. Já os membros inferiores, é possível fortalecer de forma unilateral, diminuindo a compensação de um lado menos fortalecido que o outro, além de aumentar a mobilidade articular do tornozelo e quadril, tudo isso influenciando a diminuir os riscos de lesões e aumentando a força.

 

Para quem deseja apenas qualidade de vida, com o treinamento será mais fácil realizar tarefas diárias, como carregar as compras do mercado, subir e descer escadas, melhora na postura, coordenação motora, equilíbrio, concentração, disposição e muito mais.

Dessa forma, fica claro os vários benefícios que o treinamento com kettlebell tem a oferecer para nós! Então entre em contato conosco, converse com os profissionais certificados e bora treinar!

Texto:

Gabriela Munhoz e Murilo Klein (CREF 014939-G/PR)

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