Fáscia, o que é e como pode te ajudar (2)

No primeiro texto acerca do assunto pontuei algumas situações sobre o que é fáscia, você pode ver o texto completo clicando neste link https://www.v8assessoria.com.br/fascia-o-que-e-e-como-pode-te-ajudar/

Desta feita vou tentar pontuar como você pode estimular essa fáscia no seu treinamento diário, seja para correr ou para fazer algum treino de força, haja visto que ela enreda o mesmo músculo para qualquer uma das situações e trabalham em cadeias.

O primeiro ponto é: se eu não estimular meu corpo com o exercício físico a minha fáscia irá se desidratar e encurtamentos começarão a acontecer, então, tenho que primeiro trabalhar com ela e para isso preciso de exercícios como pranchas, alongamentos dinâmicos, massagem rápidas no local e atividades de isometria seguidas de movimentos curtos e rápidos desse modo eu começo a acordar meu corpo e preparar a fáscia e posteriormente meus músculos para entrar no exercício.

Para essa pessoa que está mais parada que em movimento esse trabalho é muito importante, pois muitas dores nas costas, braços e pernas estão relacionadas a este desuso do corpo, então estes pequenos estímulos já podem ser o treino principal.

No segundo ponto vamos falar de pessoas mais treinadas. A estimulação das fáscias segue a mesma ideia, pranchas, massagem no local e alongamentos dinâmicos, nada de ficar parado na mesma posição, depois acrescente na rotina de aquecimento exercícios pliométricos de baixa intensidade pois é a relação encurtamento-alongamento que permitirá maior estimulação e uso correto das fáscias e músculos no seu exercício. Importante: não pule esta etapa de aquecimento elá poderá influenciar na sua série principal, ou por não estar tão aquecido e correr o risco de se machucar ou deixar de ter uma série mais forte de treino.

Pessoas que conseguem trabalhar com essa ativação fascial tendem a apresentar menor número de lesões segundo os últimos estudos apontam, bem como aquelas que fazem a liberação pós treinamento, claro!

Invista um tempo da sua rotina de treinos no treinamento de fáscias, elas irão te levar mais longe e com certeza mais rápido!

Murilo Ugolini Klein

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