Conhecendo um pouco mais sobre o Kettlebell – TGU

Salve, salve galera! Todos treinando forte? Pois bem, pra continuar dando aquela incentivada nos treinos vamos hoje explorar mais um pouco sobre o mundo do kettlebell. O assunto da vez: Turkish Get-Up, mais conhecido como TGU.

TGU está no hall dos exercícios mais completos.  Ele consiste em mover-se partindo da posição deitado, para a posição em pé, com controle, estabilidade e segurança, e retornando. Isso o caracteriza como um movimento multiplanar (o corpo se movimenta nos três planos: frontal, sagital e transversal) e de alta complexidade. Sua execução proporciona um trabalho integrado dos principais grupos musculares, trabalhando o corpo de modo contínuo e unificado.

TGU trabalha simultaneamente a mobilidade e estabilidade de praticamente todo o corpo. O ombro, que sustenta o peso durante todas as fases do movimento, fortalece-se pelo trabalho isométrico. Isso o torna mais resistente e forte, diminuindo o risco de lesões. O core exerce todo um trabalho de estabilidade em movimento e em posições “irregulares”. Ele é ativado quando ainda deitado. Depois trabalha ao rolar, ao estabilizar o tronco, ao elevar o tronco, ao estabilizar o tronco novamente, ao elevar o corpo para a posição em pé e finalmente ao estabilizar mais uma vez. Isso tudo apenas na fase de subida do movimento! Ainda existe todo o trabalho de retorno!

Os membros inferiores participam diretamente do movimento nas fases de elevação do tronco e na finalização do movimento ao se atingir a posição em pé.

Um único exercício com tanto envolvimento corporal. O TGU também auxilia na identificação de falta de mobilidade, de estabilidade e de força. Não é um exercício para ser executado de forma rápida e sobrecarregada. Pelo contrário, aqui o importante é a calma e a técnica. Sua execução deve estar acompanhada de plena atenção para se identificar os detalhes de dificuldade. Assim será possível trabalhar para corrigir estas falhas.

TGU pode ser inserido como trabalho de preparação/aquecimento em praticamente todas as sessões de treino. Além de trabalhar a força e a resistência, também possui um ótimo componente aeróbico.

Por ser um exercício de alta complexidade, sempre o execute sob a supervisão de um profissional devidamente capacitado. A melhor forma de encarar o TGU é olhá-lo como uma ferramenta que avalia a evolução, a mobilidade, o controle, a estabilidade e a força.

E agora que você sabe disso, que tal experimentar? Terças e quintas de manha e à noite a V8 possui seus treinos outdoor de kettlebell. Venha aprender este exercício e assim poder incluí-lo em sua rotina de treinos.

Um grande abraço e até a próxima!

Jhomyr Dias Modesto

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