6 dicas pra você se manter motivado

Se existe uma coisa que incomoda muito é a tal da monotonia.

A monotonia, segundo o dicionário, é ausência de variedades, de diversidade, de multiplicidade em situações que geralmente apresentam componentes diversos, e monotonia não é algo nada motivador.

Sua vida se torna monótona quando você faz as coisas de modo tão automático que nem percebe o que e o porquê de estar fazendo o que faz. E isso é extremamente perigoso, pois a monotonia mata a motivação. Vale lembrar que monotonia não é sinônimo de rotina.

A rotina consiste em uma série de procedimentos-padrão com os quais um processo de completa. A rotina permite a organização de uma atividade e a utilização inteligente do tempo. Ela garante segurança e eficiência naquilo que se faz. 

Enquanto a monotonia destrói a motivação, a rotina é necessária para manter a motivação.

 

É importante ter isso bem claro porque no momento pelo qual estamos passando a monotonia é a grande vilã. O fato de precisarmos ficar mais tempo em casa, sem poder sair pra ir ao shopping, fazer comprar ou apenas passear no parque incorre num grande risco de gerar monotonia. 

E o que falar de treinos e alimentação então? Sem poder ir à academia, ao clube ou ao parque para se exercitar e tendo que limitar as saídas para compra de alimentos, como manter-se motivado para comer bem e treinar?

Foi pensando nisso que separamos 6 dicas valiosas para te ajudar a não perder o foco e manter-se motivado com seu treino e dieta.

  • ESTABELEÇA UMA ROTINA: o fato de ficar o tempo todo dentro de casa diminui as variações do dia-a-dia. Pra quebrar isso crie uma rotina. Defina os horários das suas principais atividades: hora de acordar, café da manhã, trabalho, almoço, treino, estudos, lazer. Isso irá te ajudar a se organizar melhor e fazer o tempo passar de modo mais leve. Procure respeitar esses horários e se prepare para cada um deles, como por exemplo, se arrumando para “ir” trabalhar, se vestindo para o treino, etc. Torne cada momento diferenciado dentro da sua rotina. Não deixe que seu dia seja igualzão do amanhecer ao anoitecer.
  • CRIE UM AMBIENTE AGRADÁVEL DE EXERCÍCIOS: talvez nesse momento você não esteja fazendo a atividade que mais gosta, mas sabe que precisa continuar se exercitando. Sendo assim crie seu ambiente de treino do jeito que você mais gosta para tornar esse momento mais atrativo. Coloque suas músicas preferidas, escolha o ambiente de casa que mais lhe agrada, use roupas apropriadas que você mais gosta. Essas simples atitudes tornam seu momento mais gostoso e divertido.
  • VARIE OS TREINOS: como agora a preocupação maior é em manter-se ativo, aproveite para variar e experimentar treinos diferentes. Faça alongamentos, treinos funcionais, yoga, calistenia, dança, etc. Explore coisas novas. Tem muito conteúdo disponível na internet que podem te ajudar. Não fique preso a uma única atividade. Descubra do que o seu corpo é capaz!
  • COMA COMIDA DE VERDADE: agora é a hora de acertar na dieta. Aproveite o tempo extra em casa para cozinhar e preparar alimentos saudáveis. Além de serem melhor para sua saúde, custam menos no bolso. 
  • FAÇA RECEITAS NOVAS: sabe aquela receita deliciosa que você já quis tentar, mas nunca teve coragem? Aproveite agora. Assim como variar os treinos te ajuda na motivação para os exercícios, variar receitas te ajuda na motivação alimentar. Faça pratos coloridos e apetitosos. Use a alimentação saudável de forma criativa para comer bem e manter a saúde em dia.
  • PENSE POSITIVO, ISSO VAI PASSAR: sabemos que não é uma situação fácil, mas assim como outros difíceis momentos que existiram, esse também vai passar. Coloque isso em mente toda vez que pensar em desistir dos seus objetivos. Olhe para este momento não com um tempo perdido, mas sim como um tempo extra para se preparar.

Afinal, quando isso acabar, você quer estar mais perto ou mais longe do seu resultado?

Autoria: Jhomyr Dias Modesto  (CREF 022900-G/PR)

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