4 Regras sobre o programa de treinamento Pose Running

Grande parte das pessoas ao iniciar uma atividade física e em especial na corrida, decide procurar um suporte ou assessoria para ajuda-la, em suas metas : alguns procuram um suporte quando se inscrevem para uma prova, outros buscam um programa de treinos para sua qualidade de vida e manter os níveis adequados para uma boa forma, ou até mesmo em busca de emagrecimento. E aqui já está a primeira regra: definir seu objetivo, ele tem que estar claro para você e o seu treinador, porém o mesmo pode mudar com o passar das semanas, meses e até mesmo dias. 

Mas porquê devo deixar isso claro para meu treinador? O seu treinador tem como papel e função te auxiliar e traçar os caminhos para que consiga chegar aos seus objetivos de forma satisfatória, assim ele irá determinar, quantas semanas terá que treinar, os dias que irá correr, os dias que irá descansar, ou seja, criar um equilíbrio adequado para que suas metas sejam alcançadas com segurança sem exceder limites do seu condicionamento.

Outro ponto simples, porém muito importante que na maioria das vezes é deixado de lado pelas pessoas que estão treinando é dar atenção devida ao aquecimento e desaquecimento durante as sessões de treino. Durante a sessão de aquecimento de um treino de corrida é momento que vamos preparar nosso corpo e mente para o esforço durante o treino, e isso se dá a partir de uma boa preparação tanto, fisiológica, buscando chegar aos níveis físicos adequados para o exercício tais como, temperatura corporal, amplitude articular, elevação da frequência cardíaca, mas também psicológico, onde os movimentos de técnica são incorporados e assimilados mentalmente e claro a concentração ideal para o treino. E o desaquecimento não menos importante serve para que seu corpo e todos seus sistemas se ajustem de forma gradativa e voltem ao normal, podendo ainda utilizar-se de estratégias como liberação miofascial para acelerar o processo de recuperação muscular.

 

Não menos importante encontram-se os treinos de força e flexibilidade. Todo treinamento de corrida tem como base utilizar-se do seu corpo como uma unidade, sendo assim a técnica de corrida só acontecerá se seu corpo estiver preparado para tal habilidade, ou seja, nem tudo se resumo a intervalados ou rodagens, se de modo geral você não ter força adequada e desenvolvida para realizar os treinos, você estará sujeito a maiores riscos de lesões ou ainda não ter um avanço no seu desempenho. Portanto, desenvolver e manter os treinos de flexibilidade e força de forma regular são essenciais para um programa de treinos de sucesso.

Por fim é necessário entender que um processo de treinos adequado terá que se consistir em regularidade e variabilidade, ou seja, a mudança de estímulos e ajustes no seu treinamento deverá ocorrer conforme a sua  evolução nos treinos ou até mesmo retrocessos, devido a inúmeras causas. 

Sendo assim é necessário entender que o nosso corpo ao receber um estimulo, precisa de um certo tempo para se adaptar e consiga realizar tal estimulo com qualidade, após isso é necessário realizar uma mudança ou implementações nesse estimulo com objetivo de causar novas adaptações e melhores resultados, mas isso só acontece se o individuo se manter constante nas atividades.

Sendo assim, as regras para um programa de treinamentos seja adequado não está visado somente em realizar técnica, você terá que: 

- Definir objetivos e metas, pois será a partir deles que os treinos serão estruturados.  

- Priorizar elementos básicos, porém essenciais, tais como: aquecimento e desaquecimento em uma sessão de treinos.

- Aderir e manter os treinamentos de força, flexibilidade juntamente com os treinos de técnica, com intuito não somente de evitar lesões, mas também melhora de resultados.

E por fim, entender a importância da regularidade nos treinos, considerando que os estímulos e treinos sofrerão variações com intuito de adaptação ao seu condicionamento atual e também buscando a melhora nos seus resultados.

Então é isso pessoal, não é só correr, e sim treinar corrida!

Autoria: Fernando Vasque (CREF 026858-G/PR)

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