Minha História na Corrida - Jhomyr Modesto

Eu sempre gostei muito de esportes. Desde o colégio sempre estava na quadra nos momentos livres. Pratiquei vôlei, basquete e handebol. O gosto pelo esporte me fez seguir a carreira da educação física, porém nunca havia me conectado com a corrida.

            Eu fui pra universidade pensando inicialmente em seguir pra área da licenciatura, porém os caminhos seguiram de outro modo. Quando estava no segundo período do curso, entrei pro time de basquete. Foram alguns meses de treinos intensos e jogos amistosos, mas não cheguei a competir em nível mais sério devido ao pouco tempo que fiquei no time. Isso porque no período seguinte iniciei um estágio extracurricular, estágio este que me apresentou à sala de musculação.

            Desse momento em diante me foquei em aprender e trabalhar com musculação. Acontece que bem nessa época um amigo de faculdade (por acaso o professor Daniel) havia começado a correr e até me levou a participar de algumas provas. Lembro bem de estrear correndo a 15ª Corrida do Tingui, na distância de 10km. Era a primeira vez que eu participava de uma corrida e até que não foi tão ruim. Corri pra casa de 48min.

            Depois disso ainda participei de mais algumas corridas, de forma aleatória, mas sem preocupação com tempo e sem treinos específicos para a modalidade. Corria mais por diversão do que por competição. Na época tínhamos um grupo de “corredores” na turma da universidade (eu, Daniel, Leandro Pereira, Vitor Fontana, Leandro Bombeiro) e chegamos a participar do Revezamento das Nascentes por dois anos seguidos e do Revezamento Entre Parques. Fomos até correr na praia uma vez em uma prova da Correr e Nadar e pegamos pódio na categoria. Foi meu primeiro!

 

            Depois dessa época, mais para o fim do curso, deixei a corrida de lado e foquei na sala de musculação. Eu já praticava a musculação desde o primeiro estágio, mas foi nessa época que comecei a treinar de forma séria e por incentivo do prof Luciano Cruz iniciei no powerlifting. Durante um ano e meio me dediquei a esse esporte e participei de três competições: Camp Paranaense de Levantamento Terra – campeão na categoria; Copa São Paulo de Supino – 5º colocado na categoria; e Campeonato Brasileiro de Levantamento Terra – campeão na categoria.

  

  

            Foi por esse período que recebi o convite do meu grande amigo Daniel, agora sócio proprietário na V8 Assessoria, para conhecer o trabalho de força que era desenvolvido com o kettlebell. No ano seguinte fui então chamado para o time da V8 e foi aí que minha relação com a corrida ficou séria.

            O ano de 2016 foi de muito trabalho e aprendizado. Durante este ano comecei a treinar de forma correta para a corrida e foi um ano onde tive um bom crescimento, mas ainda não muito expressivo. Minha melhor conquista foi o primeiro 10km sub 40’, no Circuito de Corridas Caixa.

            Já em 2017 os avanços foram maiores. Citando alguns lembro de em Abril marcar novos RP’s nos 5km e 10km na Corrida Pequeno Príncipe. Em Maio RP e pódio de categoria na Meia Maratona Ecológica de Curitiba. Em Agosto novamente RP’s nos 5km e 10km na Corrida Coronel Sarmento.

  

            Porém as três conquistas que mais me marcaram naquele ano foram em provas trail. Em Junho corri a etapa da Lapa da Discover Trail na distância de 12km. Foi uma prova bem desafiadora, que teve erro de percurso e fez agente correr mais do que o esperado. Lá pelo km 9 após sair das trilhas, eu era o 6° e avistava os 4 corredores à minha frente. Resolvi forçar e tentar uma aproximação. E não é que deu certo! Em uma subida mais longa onde eles diminuíram o ritmo eu apertei, encostei e ganhei duas posições. No km 11 entramos em uma single track apertada e lisa e em um momento de atrapalho dos competidores a minha frente ganhei mais duas posições e disparei. Fechei a prova na segunda posição geral. Pra mim aquilo foi demais. O primeiro pódio geral! Uau! Fiquei muito feliz e a partir dela voltei mais voltado e focado nos treinos.

    

            No mês seguinte corri a prova Naventura Caminho do Viamão na distância de 21km e mais uma vez tive uma bom desempenho e mais um troféu geral: novamente segundo colocado! Foi então que prof Murilo me incubiu de treinar forte e ir pra Discover Trail de São Luiz do Purunã em setembro com o intuito de novamente estar entre os primeiros. E essa deu mais! O lugar mais alto do pódio foi meu! Corri os 17kms com sangue no olho mesmo!

 

Largamos forte numa estrada de cascalho e descida de 5km e chegamos ao pé de um morro bem íngreme. Eu era o 5°. Começamos a subida e eu avancei pra 3°. Faltando 200m para o cume do morro passamos o 1° colocado que havia largado muito mais forte e quebrou nessa altura da prova. Desci o morro na segunda posição. Era o km7 quando voltamos para a estrada. Percorremos 500m e iniciamos uma nova subida, lado a lado, como que um dando força ao outro. No meio da subida, olhei para o lado e não vi ninguém. Então me dei conta de que eu era o 1° e agora era correr forte pra terminar desse jeito. E assim foi. Me mantive forte durante os quase 10kms restantes e ganhei a prova. Foi a maior sensação de conquista que já tive.

  

 

Bom, 2017 terminou bem e com desafios lançados para o próximo. 2018 marca a minha estréia na maratona. A prova ainda vai acontecer e muita coisa legal já aconteceu na preparação para ela: alcancei um novo RP nos 5kms, nos 15kms e nos 21kms. Então que venham os 42kms.

Sou muito grato à corrida por todos estes momentos que vivi nestes anos e muito grato à V8 Assessoria por investirem em mim como profissional e atleta. Que esse caminho vá longe!

Valeu pessoal!

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.