Minha História na Corrida - Fernando Vasque

Diferente do que muitos pensam, correr ou treinar corrida nunca foi minha prioridade, eu sempre joguei futebol na minha infância e adolescência toda. Entrei na Universidade e decidi cursar Educação Física por causa do futebol, queria trabalhar com isso.  Após entrar na Universidade, não consegui deixar de lado minha rotina de treinos e comecei  a treinar Futsal.

Durante os anos de 2012 á 2015 fiz parte da equipe de Futsal da Universidade Federal do Paraná, na qual competi em Jogos Universitários, Sul Brasileiro, enfim,  precisava  dessa rotina de treinos, ter um objetivo, competir.  Após sair da Universidade e consequentemente da equipe de Futsal, precisava ter um objetivo, algo a alcançar, não apenas treinar por treinar, sou muito competitivo e necessitava disso.

Após voltar para terminar o curso de Bacharelado em Educação Física em 2015, recebi a proposta de trabalhar com corrida de rua, onde moro, mas precisava entender corrida, estudar, aprender e nada melhor do que treinar corrida também. Foquei toda formação do bacharel buscando entender mais sobre corrida de rua, e claro sempre buscando treinar. Até que resolvi fazer uma prova de 5km, parasaber “qual era essa da corrida de rua”.Havia treinado pouco tempo, sem muita noção de técnica, ou como faria a prova, não pensei muito fiz a inscrição e o dia chegou Larguei um pouco atrás, estava com medo de fazer feio e não queria atrapalhar as feras rápidas rsrs.

A prova começou e meu objetivo era fazer abaixo de 22 minutos, até pelo que vinha treinando, apenas com meu cronometro simples, comecei a correr de forma tranquila, e fui passando muitos corredores, até que achei um ritmo bom e mantive até o 4km, nos últimos 200m estava atrás de um outro corredor, não sabia que posição estava então acelerei e o passei nos últimos 20 metros antes da chegada.Só após sair o resultado prova fui saber que fiquei em 6º Geral com um tempo de 20:16, e depois disso  falei ora mim mesmo “ na próxima, eu tenho correr abaixo de 20 minutos”.

Nesse mesmo dia vi o segundo colocado dos 10km chegar com o cronometro marcando 35 minutos e pensei “Um dia vou correr igual esse pia ai” (cabe ressaltar que era o prof Nilson, rsrsrsrs).  Já na segunda-feira montei meu treino para as três semanas seguintes, simples mas pensando já na próxima prova, queria  fazer abaixo de 20’. Essa prova chegou, e fiz em 19:45”.

Podia ter parado ai, já havia feito o que queria como objetivo, mas como todos sabem corrida não é só isso, a corrida muda a sua rotina, te motiva, faz você mudar seu dia, além de aumentar as amizades, experiências, e além de tudo isso eu queria trabalhar com corrida de rua, então precisava estar nesse meio.

Alguns meses depois aquele pia (Nilson), que eu via sempre ganhando e que eu tinha como exemplo me chamou trabalhar com ele, em um projeto de corrida, não pensei duas vezes era a oportunidade de trabalhar com o que mais gostava de fazer, juntar meu objetivo com meu trabalho, ser professor e treinar corrida. E depois disso, só aumentou minha vontade de treinar corrida.

E claro não podia deixar de falar sobre a corrida que mais marcou nesse tempo curto, porém de muito aprendizado que tenho nas corridas de rua, que foi correr uma Meia Maratona nas ruas onde moro, em Colombo rsrsrs... Percurso difícil,  estrada de chão com muita subida, uma loucura na verdade.Não estava treinando para distâncias longas, mas resolvi correr, como sabia o  percurso sai forte liderando a prova. No km 5 passei na frente de casa e meu pai estava lá pra me apoiar, no km 8, minha esposa de pijama rsrsrs, foi pra me  dar um apoio, nesse momento estava pensando em desistir por dores no abdômen, não estava conseguindo respirar, mas não podia deixa-los na mão, continuei forte e liderei até o km 18, nunca fiquei tanto tempo atrás da viatura em uma corrida rsrsrs.

Mesmo não conseguindo manter o 1º lugar até o final, o sentimento foi de ter ganho a corrida, devido ao que passei. Não foi nem de perto meu melhor tempo nos 21km, pelo contrário, mas correr a prova toda na frente e receber o apoio das pessoas que mais gosto no percurso marcaram essa prova, como a mais difícil e também a melhor que já fiz em todo tempo que tenho nas corridas de rua.

E como ainda estou longe de correr como aquele pia lá do começo da história, sigo firme nos treinos, um dia eu chego perto dele rsrsrs...

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.