Maratona do Rio 2018

Setembro de 2017.

Atendimento da assessoria rolando no parque barigui. Alguns alunos já haviam terminado o treino, alguns estavam aguardando para começar e no meio daquele bate-papo informal entre alunos e professores alguém soltou: “hey, vocês viram que abriram as inscrições para a maratona do Rio?”. Pronto. Foi aí que a coisa toda começou.

            - “essa maratona é top!”, disse um aluno que já havia feito.

            - “se você for, eu vou!”, disse outro.

            - “só vou se for pra correr o desafio!”, apontou um terceiro.

 

 

E assim, no meio desse “vamo”, “vamo”, “vamo” entre os presentes, a idéia de ir para o Rio de Janeiro para participar de uma maratona começou a se concretizar.

Os professores então se reuniram e definiram que essa seria uma prova alvo para o primeiro semestre do ano de 2018. Como a prova também contempla as distâncias de 6k, 10k e 21k além dos 42km, resolvemos reforçar a divulgação entre os alunos e assim fechamos 33 inscritos rumo à capital carioca.

Começaram então os planejamentos. Ainda restando 3 meses pra acabar 2017, a idéia era iniciar a preparação para a Maratona a partir de fevereiro de 2018 e para a Meia Maratona a partir de Março de 2018.

A periodização foi definida pelo prof Murilo e então a brincadeira começou!

Para darmos conta de todas as atividades (trabalho, família, casa) mais os treinos específicos, optamos por trabalhar com volume baixo/moderado e intensidade moderada/alta. Montamos longões coletivos mensais para reunir os corredores e incentivar os treinos e a preparação para as provas.

A periodização para a Maratona foi composta por 17 semanas, com 3 treinos semanais, sendo um treino fartlek ou rodagem, um treino intervalado e o longo de fim de semana. Nesse formato trabalhamos com a média de 50kms semanais, e um total de apx 800kms no macrociclo. Nesse caminho tivemos treinos clássicos que são encontrados em muitas periodizações de longas distâncias: 20x400mFO; 15x1000mFO; 7x2kmFO/1kmLE, 5x5kmFO, são alguns exemplos.

Como sabíamos que a temperatura no Rio seria mais alta comparada com Curitiba, realizamos alguns treinos em horários mais quentes e até um simulado na praia. Procuramos levar a preparação o mais próximo da realidade da prova.

Com relação aos treinos longos, tentamos ao máximo fazer em conjunto, para rolar aquela motivação extra. Os longos para a Maratona começaram com 20kms e foram crescendo até os 35kms, que foram realizados 21 dias antes da prova. Também encaixamos algumas provas (meias maratonas) durante a preparação para auxiliar na adequação de ritmo.

  

Antes do último longo coletivo (35kms) fizemos um encontro com os inscritos para conversar sobre os detalhes da viagem, estratégia de prova, atenção e cuidados a serem tomados antes, durante e depois.

Tudo encaminhado, agora era só finalizar a preparação e trabalhar a ansiedade.

Faltando menos de 10 dias para a prova acontece a Crise do Diesel no Brasil, que nos enche de interrogações sobre a prova, a viagem, locomoção no Rio. A crise ameaçava o cancelamento da prova bem como interferir em vôos e hospedagem. Essa situação nos deixou ansiosos e apreensivos.

A organização da prova então confirma a realização da mesma e agora, a 5 dias dela, é questão de concentração para não deixar que os acontecimentos atrapalhem todo o trabalho desenvolvido.

Estamos indo ao Rio representando nossa cidade, nossa assessoria, nossas famílias e aquilo que gostamos de fazer, que é correr! Que acima de tudo possamos curtir, nos divertir e aproveitar estes momentos pelos quais tanto nos dedicamos.

Desejamos a todos que lá estarão uma ótima prova e que tudo dê certo!

 

 

Voltar

Telefone: 41 3154-5047

Whatsapp: 41 99547-5047

E-mail: contato@v8assessoria.com.br

Escritório V8: Rua Hugo Kinzelmann, 244 Campina do Siqueira.

Copyright © V8 Assessoria 2018. Todos os direitos reservados.