Área do atleta Bar em bar Entre em contato
Mostrar/ocultar menu
95

Relato enviado por: Administrador -

Ao se ter um objetivo a ser alcançada em uma modalidade esportiva o seu professor/treinador desenvolve uma periodização de treinamento controlando o volume e intensidade do treinamento até a prova desejada.

A periodização de treinamento é o programa completo do que será realizado até a competição alvo, sendo dividida em macrociclo – mesociclo e microciclo.

Macrociclo é todo o período do treinamento (incluindo microciclo e mesociclo), começa desde o primeiro dia de treino até o último dia que é a competição alvo ou meta desejada.

Mesociclos são os períodos de treinamento, para uma melhor visualização podemos dividi-lo em mês (4 semanas). Ex: janeiro será treinado a adaptação ao treino, fevereiro será realizado treinos de força, março treino de potência e em abril será a competição alvo.

Microciclo ou sessão de treinamento são os treinos diários desenvolvidos pelo treinador buscando explorar e desenvolver capacidades físicas (Força, Agilidade, Flexibilidade, Resistência) do atleta/aluno controlando a intensidade e o volume do treinamento.

Através de um planejamento bem estruturado e com uma prova alvo ou meta bem estipuladas o atleta/aluno se desenvolve progressivamente e chega em sua melhor performance no período da prova objetivo.

Por outro lado, alunos/atletas que não tem uma meta ou uma prova alvo bem definida e realizam várias competições em curtos períodos de tempo pensando que assim irão se desenvolver de forma acelerada. Entretanto desta forma não conseguem chegar em sua performance máxima, acarretando muitas vezes na desmotivação da prática esportiva por não apresentar uma melhora de performance comparado com atletas/alunos que tem objetivos/metas bem estruturas e desenvolvidos com seus professores/treinadores.

107

Defina seus objetivos/metas de forma reflexiva e entre em contato com seu professor para definir suas provas alvos, periodizando seu treino até a prova alvo ou sua meta. Bons treinos e sapiência!!!

Escrito por Tiago Vicente Kochake.

 

Referências:

BOMPA,T. O.; HALF, G. G. Periodização: Teoria e metodologia do treinamento. 5ª ed. São Paulo:Phorte, 2012.

PRESTES, J; FOSCHINI, D; MARCHETTI, P; CHARRO, M; TIBANA, R.Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2016.

WILLIAMS, L.; GROVES, D.; THURGOOD, G. Treinamento de força. Guia complete passo a passo para um corpo mais forte e defiido.1ª ed. São Paulo, 2010

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)

Veja também:

Caminho de Santiago – em busca do horizonte

Relato enviado por: Administrador

O Caminho de Santiago Bom, aqui começa o meu relato, dessa peregrinação, que me levou desde Saint Jean Pied de Port até Santiago de Compostela em um percurso tão incrível e surpreendente. É uma viagem que eu percorri uma distancia de 800KM andando, com duração de 32 dias. No Caminho de Santiago, nos encontramos com nossos horizontes mas também com nossas fronteiras. Descobrimos pequenas coisas que não notamos em nossa vida cotidiana. Vemos o valor de um copo de água por ter passado sede ou de um pedaço de pão por haver passado fome. O valor de um sorriso, de uma palavra de ...Leia mais

Minha gravidez e a corrida

Relato enviado por: Administrador

Minha história na corrida começou há alguns anos atrás, mas foi somente a partir  de janeiro de 2013 que contratei um professor especificamente para me dar aulas de técnica de corrida, associada a prática de pilates. Fizemos várias corridas juntos, mas já na metade do ano comecei a sofrer com fortes dores na canela e fui diagnosticada com canelite. Fiz diversas sessões de fisioterapia, mas nada parecia realmente melhorar a minha dor. Foi então que em setembro de 2014 eu e meu marido deixamos de treinar com ...Leia mais


Twitter

Facebook

Top