Mostrar/ocultar menu
17504356_1231385873604154_2128170449101466962_o

Relato enviado por: Administrador -

Fala moçada! Vamos continuar aprendendo sobre kettlebell? No texto anterior vimos um pouco sobre os princípios básicos envolvidos na prática e hoje vamos começar a conhecer um pouco sobre os principais movimentos/exercícios que podemos realizar com esta ferramenta.

17389129_1231392376936837_4326546211001677844_o

E para iniciar vamos falar do movimento mais popular do kettlebell: o Swing. Provavelmente você já deve ter visto alguém “balançando” esta bola de ferro por entre as pernas e elevando até a altura dos ombros. Pois bem, este é o adorado Kettlebell Swing.

O swing é o movimento base para todos os exercícios do treinamento com Kettlebell. Inicia-se entre as pernas e desloca-se através de um pendulo até a altura dos ombros, sempre mantendo o deslocamento do peso em um arco imaginário  com a sua parte mais pesada girando para fora. O swing consiste em uma flexão seguida por uma extensão de quadril rápida e forte. Esta extensão do quadril é essencial para o fortalecimento da região mais frágil do corpo, a coluna vertebral, e o complexo quadril-pelve-lombar. A inércia que o swing proporciona ativa os músculos dos glúteos, posteriores de coxa e eretores de coluna, ou seja, a cadeia cinética posterior, estabilizando o corpo.

No nosso dia-a-dia é muito comum não estimularmos esses grupos musculares, pois passamos muito tempo sentados, seja trabalhando, estudando ou até em nosso lazer, como assistindo a um filme. Quando ficamos por muitas horas nessa postura, criamos um desequilíbrio nas musculaturas e como resultado surgem as lesões. Este exercício é ótimo para corrigir este erro.

Com relação ao trabalho muscular, o swing apresenta um poderoso trabalho do core (reto, transverso, oblíquo externo do abdômen, parte inferior do reto abdominal, reto femoral, quadrado lombar, eretor de espinha, glúteo médio e máximo); um enorme recrutamento de glúteos e quadríceps; e também a participação da cintura escapular, que é recrutada na estabilização dos ombros, ou seja, um movimento de surpreendente mobilização muscular. Este exercício também é muito importante para se compreender como funciona a mecânica da potência no quadril e a capacidade de gerar força rápida.

17505258_1231387070270701_7898276759503992940_o

Realizar swings vai te auxiliar em:

  • Aumentar a capacidade de se treinar força por exigir muito do trabalho excêntrico (queda do peso);
  • Estabilidade articular, devido ao manuseamento de cargas intrínsecas e extrínsecas durante o movimento;
  • Melhora da postura;
  • Aumento do gasto calórico, já que como todo o corpo tem de trabalhar em conjunto, com toda a musculatura e articulações realizando suas funções de forma intensa, há um aumento do metabolismo e consequentemente do gasto calórico;
  • Melhora da velocidade e tempo de reação. Este exercício exige do sistema nervoso central uma resposta rápida para que se controle a inércia do kettlebell que está sempre em movimento aumentando sua velocidade e tempo de reação.

 

Se você está procurando um exercício que vá te ajudar a acabar com suas dores nas costas, deixar sua coluna, coxas e glúteos mais fortes e torneados e ainda por cima fazer você correr melhor, faça swings! Mas lembre-se, sempre sob supervisão de um profissional.

Por hoje é isso, bons treinos e até a próxima!

Jhomyr Dias Modesto

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)

Veja também:

A emoção dos 42.195m de “terapia”

Relato enviado por: Administrador

Correr maratona realmente tornou o maior vício que possuo. Quando fiz a primeira, já pensava na segunda. Concluída a segunda, só pensava aonde poderia me aventurar no ano seguinte. Decidi então que a minha terceira maratona seria em território alemão, não só por achar um país incrível, mas também por ter como residente lá uma super amiga da época de colégio. A maratona de Colônia (Kölon) passou a meta de 2015. Objetivo traçado foi só encarar os meses de preparação e focar na meta de melhorar do tempo... pensamento básico quando se começa a ganhar confiança na distância. Dia ...Leia mais

Caminho de Santiago – em busca do horizonte

Relato enviado por: Administrador

O Caminho de Santiago Bom, aqui começa o meu relato, dessa peregrinação, que me levou desde Saint Jean Pied de Port até Santiago de Compostela em um percurso tão incrível e surpreendente. É uma viagem que eu percorri uma distancia de 800KM andando, com duração de 32 dias. No Caminho de Santiago, nos encontramos com nossos horizontes mas também com nossas fronteiras. Descobrimos pequenas coisas que não notamos em nossa vida cotidiana. Vemos o valor de um copo de água por ter passado sede ou de um pedaço de pão por haver passado fome. O valor de um sorriso, de uma palavra de ...Leia mais


Facebook

Top